Técnicas de amostragem (Autor: Filipe Mahaluça)
1.
NOÇÕES SOBRE AMOSTRAGEM
Grande
parte das pessoas já ouviu falar de prévias eleitorais, de censo, de pesquisa
de opinião. A maioria das pessoas já respondeu perguntas sobre a qualidade dos
serviços de uma telefonia móvel, já assistiu na televisão programas em que
pedem para o ouvinte ou telespectador votar em um cantor ou em uma música, ou
dar opinião sobre determinado assunto por telefone ou por correio electrónico.
O
uso tão difundido de levantamento de dados faz pensar que esse é um trabalho
fácil. Por conta disso, ao ler um relatório de pesquisa no jornal da cidade,
muita gente se acha capaz de fazê-lo, e até melhor, pois entende que, para
levantar dados, basta fazer perguntas e depois contar as respostas. Mas não é
bem assim. Um bom levantamento de dados exige conhecimentos de Estatística.
1.1.
Estatística
Estatística é uma ciência que fornece os
princípios e técnicas para colecta, organização, descrição, analise e
interpretação de dados experimentais.
A estatística subdivide-se em:
·
Estatística descritiva: Colecta, descrição e organização de dados
experimentais
·
Estatística Inferencial: Análise e interpretação de dados experimentais
1.2.
População e amostra
População é o conjunjo de
indivíduos que possuem em comum mesmas características e com interesse para o estudo.
Na estatística, a população é classificada como finita e infinita
·
População finita: nesses casos o
número de elementos de um grupo não é muito grande, a entrevista e a análise
das informações devem abordar a todos do grupo. Por exemplo:
ü As condições das
escolas particulares na cidade de Maputo. Se observarmos o grupo chegaremos à
conclusão de que o número de escolas particulares em Maputo é considerado
finito.
·
População
infinita: o número de elementos nesse caso é muito elevado, sendo considerado
infinito. Por exemplo:
ü A população da
cidade de Maputo.
Muitas vezes se torna difícil, ou até mesmo
impossível, observar todo um grupo, especialmente se esse for muito grande.
Nesses casos, podemos utilizar apenas uma parte desse, denominado amostra.
Amostra diz respeito a um subconjunto da população,
fracção ou uma parte do grupo. Em alguns casos seria impossível entrevistar
todos os elementos de uma população, pois levaria muito tempo para concluir o
trabalho ou até mesmo seria financeiramente inviável, dessa forma, o número de
entrevistados corresponde a uma quantidade determinada de elementos do
conjunto, uma amostra.
A amostra deve ser representativa da população,
isto é, deve conter todas as características, já que por meio dessa amostra
serão tiradas as conclusões para toda a população.
As razões que levam os pesquisadores a trabalhar
com amostras e não com toda a população são poucas, mas absolutamente
relevantes.
·
Custo e demora dos censos
·
Populações muito grandes
·
Impossibilidade física de examinar toda a população
·
Comprovado valor científico das informações colectadas
por meio de amostras
1.3.
Técnicas de Amostragem
Antes de obter uma amostra, é preciso definir os
critérios que serão usados para seleccionar as unidades que comporão essa
amostra. De acordo com a técnica usada, tem-se um tipo de amostra. Serão
definidas aqui:
·
Amostragem aleatória, casual, ou probabilística;
·
Amostragem semi-probabilística;
·
Amostragem não-probabilística ou de conveniência.
1.3.1.
Amostra aleatória, casual, ou probabilística
A amostra aleatória ou probabilística é constituída
por n unidades retiradas ao acaso da população. Em outras palavras, a amostra
aleatória é obtida por sorteio. Logo, toda unidade da população tem
probabilidade conhecida de pertencer à amostra.
Para obter uma amostra aleatória, é preciso que a
população seja conhecida e cada unidade esteja identificada por nome ou por
número. Os elementos que constituirão a amostra são escolhidos por sorteio.
Algumas pessoas acreditam que o sorteio: por computador é mais
"sério", ou mais "exacto". Hoje em dia, é mais fácil. No
entanto, o sorteio feito com papeizinhos em uma caixa ou bolas em uma urna
(usados em programas de televisão) ajuda entender as regras do procedimento
aleatório.
Uma
amostra aleatória pode ser:
·
Simples
·
Estratificada.
1.3.1.1.
Amostragem aleatória Simples
A amostragem aleatória simples é obtida por sorteio
de uma população constituída por unidades homogéneas para a variável que você
quer estudar.
Exemplo
2.1: Uma amostragem aleatória simples
Imagine que você precisa obter uma amostra de 2% dos
500 pacientes de uma clínica para entrevistá-los sobre a qualidade de
atendimento da secretária. Qual seria o procedimento para obter uma amostra
aleatória simples?
Solução
Para obter uma amostra aleatória de 2% dos 500
clientes, você precisa sortear 10. Você pode fazer isso da maneira mais antiga
e conhecida (e também a mais trabalhosa). Comece escrevendo o nome de todos os
clientes em pedaços de papel. Coloque todos os pedaços de papel em uma urna, misture
bem e retire um nome. Repita o procedimento até ter os nomes dos 10 clientes
que comporão sua amostra.
1.3.1.2.
Amostragem aleatória Estratificada
A amostra aleatória estratificada é usada quando a
população é constituída por unidades heterogéneas para a variável que se quer
estudar. Nesse caso, as unidades da população devem ser identificadas; depois,
as unidades similares devem ser reunidas em subgrupos chamados estratos. O
sorteio é feito dentro de cada estrato.
Exemplo
2.2: Uma amostragem aleatória Estratificada
Imagine que você precisa obter uma amostra de 2% dos
500 clientes de um banco de micro finanças para entrevistá- los sobre a
qualidade de atendimento da secretária. Você suspeita que homens sejam mais bem
atendidos do que mulheres. Aproximadamente metade dos clientes é do sexo
masculino. Você quer obter dados dos dois sexos. Qual seria o procedimento?
Solução
Comece separando homens de mulheres. Você tem, então,
dois estratos, um de homens, outro de mulheres. Depois você obtém uma amostra
aleatória de cada sexo (ou cada estrato) e reúne os dados dos dois estratos
numa só amostra aleatória estratificada.
1.3.2.
Amostragem Semi-probabilística
A amostra semi-probabilística é constituída por n
unidades retiradas da população por procedimento parcialmente aleatório. Dentre
as amostras semiprobabilísticas, temos:
·
Amostra sistemática
·
Amostra por conglomerados;
·
Amostra por quotas.
1.3.2.1.
Amostragem sistemática
A amostra sistemática é constituída por n unidades
retiradas da população segundo um sistema preestabelecido. Por exemplo, se você
quiser uma amostra constituída por 1/8 da população, você sorteia um número que
caia entre 1 e 8. Se for sorteado o número 3, por exemplo, a terceira unidade
(número 3) será seleccionada para a amostra. A partir dai, tome,
sistematicamente, a terceira unidade de cada oito, em sequência. No caso do
exemplo, a primeira unidade é 3. Seguem, de oito em oito, as unidades de
números: 11, 19, 27 etc.
Exemplo
2.3: Amostragem sistemática
Imagine que você precisa obter uma amostra de 2% dos
500 clientes de um banco de micro finanças para entrevistá-los sobre a
qualidade de atendimento da secretária. Como você obteria uma amostra sistemática?
Solução
Uma amostra de 2% dos 500 clientes significa amostra
de tamanho 10. Para obter a amostra, você pode dividir 500 por 10, e obter 50.
Sorteie então um número entre 1 e 50, inclusive. Se sair o número 27, por
exemplo, esse será o número do primeiro cliente que será incluído na amostra.
Depois, a partir do número 27, conte 50 e chame esse cliente. Proceda dessa
forma até completar a amostra de 10 clientes.
1.3.2.2.
Amostragem por conglomerados
A amostra por conglomerados é constituída por n unidades tomadas de alguns
conglomerados. O conglomerado é um conjunto de unidades que estão agrupadas,
qualquer que seja a razão. Um asilo é um conglomerado de idosos, uma
universidade pública é um conglomerado de pessoas com bom nível socioeconómico,
um serviço militar é um conglomerado de adultos jovens saudáveis. Como exemplo,
imagine que um dentista quer levantar dados sobre a necessidade de aparelho
ortodôntico em crianças de 12 anos. Ele pode sortear três escolas de primeiro
grau (conglomerados) e examinar todas as crianças com 12 anos dessas escolas.
Exemplo
2.4: Amostragem por conglomerados
Um professor de Educação Física quer estudar o efeito
da terapia de reposição hormonal (uso de hormônios por mulheres depois da
menopausa) sobre o desempenho nos exercícios. Como obteria uma amostra por
conglomerados?
Solução
O professor de Educação Física pode sortear duas
academias de ginástica da cidade e avaliar o desempenho das mulheres que frequentam
a academia e já tiveram a menopausa (tanto as que fazem como as que não fazem
uso da terapia de reposição hormona l) para posterior comparação.
1.3.2.3.
Amostragem por quotas
A amostra por quotas é constituída por n unidades
retiradas da população segundo quotas estabelecidas de acordo com a distribuição
desses elementos na população. A ideia de quota é semelhante à de estrato, com
uma diferença básica: você selecciona a amostra por julgamento e depois
confirma as características das unidades amostradas.
A amostragem por quotas não é aleatória, embora
muitos pensem que é. A grande vantagem é ser relativamente barata. Por esta
razão, é muito usada em levantamentos de opinião e pesquisas de mercado.
Exemplo 2.5: Amostragem por quotas
Considere uma pesquisa sobre a preferência de modelo
de carro. Como se faz uma amostragem por quotas?
Solução
Você possivelmente irá entrevistar homens e mulheres
com mais de 18 anos que vivem em uma cidade (por exemplo, Matola), na proporção
apresentada pelo censo demográfico em termos de sexo, idade e renda. Você então
sai às ruas para trabalhar com a incumbência de entrevistar determinada quota
de pessoas com determinadas características.
Por exemplo, você pode ser
incumbido de entrevistar 30 homens com "mais de 50 anos que recebam mais
de seis e menos de 10 salários mínimos". Então você deverá julgar pela
aparência da pessoa, se ela se enquadra nas características descritas homem de
mais de 50 anos que ganha entre seis e 10 salários mínimos. Se achar que viu a
pessoa certa, deve fazer a abordagem e depois confirmar as características com
perguntas. O número de pessoas em determinada quota depende do número delas na
população.
1.3.3.
Amostra não probabilística
As amostragens não probabilísticas
utilizam-se em três tipos de situações:
·
Estudos
em grupos cujos elementos são difíceis de identificar e contactar (por exemplo,
membros de gangs juvenis);
·
Estudos
com grupos específicos em que razões éticas impedem que se identifiquem todos
os elementos desses grupos, pelo que se entrevistam apenas voluntários (por
exemplo, sujeitos portadores de determinada doença);
·
Investigações
em situações piloto – (por exemplo, sujeitos que participam numa acção de
formação)
As principais técnicas de
amostragem não probabilística podem ser intencionais e não intencionais (ou de
conveniência):
1.3.3.1.
Amostragens intencionais
1.
Amostragem Bola-de-neve: O entrevistador estabelece contacto
inicial com alguns sujeitos previamente identificados como membros do
grupo que se pretende estudar e estes sujeitos põem o investigador em contacto
com outros membros desse grupo e assim sucessivamente (por exemplo,
consumidores de drogas que indicam ao investigador outros consumidores que
aceitam participar no estudo).
2.
Amostragem por quotas
3. Focus
Grupo: Consiste na entrevista a um pequeno grupo de sujeitos-
10 a 20 elementos – escolhidos pelo investigador por serem representativos de
uma população particular (jovens, potenciais consumidores de um produto,
membros de uma profissão, etc.
4.
Casos críticos
1.3.3.2.
Amostragens não intencionais ou de conveniência
Entrevistam-se
sujeitos a que se tem acesso imediato e directo (por exemplo, estudantes
de uma turma de que o investigador é professor, doentes de um determinado
serviço hospitalar, …)
Exemplo 2.6: Amostragem por quotas
Imagine que um nutricionista quer entrevistar 50 mães
de crianças com idades de 3 e 4 anos para conhecer os hábitos alimentares
dessas crianças. Como obteria essa amostra?
Solução
Se o nutricionista trabalha em uma escola, para obter
a amostra de 50 mães de crianças de 3 e 4 anos, provavelmente procurará as mães
de crianças matriculadas na escola em que trabalha.
1.4.
EXERCICIOS PROPOSTOS
1.4.1.
Os
prontuários dos pacientes de um hospital estão organizados em um arquivo, por
ordem alfabética. Qual é a maneira mais rápida de amostrar 1/3 do total de
prontuários?
1.4.2. Um pesquisador tem 10 gaiolas,
cada uma com seis ratos. Como o pesquisador pode seleccionar 10 ratos para uma
amostra?
1.4.3. Para levantar dados sobre o número
de filhos por mulher, em uma comunidade, um pesquisador organizou um
questionário que enviou, pelo correio, a todas as residências. A resposta ao
questionário era facultativa, pois o pesquisador não tinha condições de exigir
a resposta. Nesse questionário perguntava-se o número de filhos por mulher
moradora na residência. Você acha que os dados assim obtidos seriam
tendenciosos?
1.4.4. Um pesquisador pretende levantar
dados sobre o número de moradores por domicílio, usando a técnica de amostragem
sistemática. Para isso, o pesquisador visitará cada domicilio seleccionado. Se
nenhuma pessoa estiver presente na ocasião da visita, o pesquisador excluirá o
domicílio da amostra. Esta última determinação torna a amostra tendenciosa. Por
quê?
1.4.5. Muitas pessoas acreditam que as
famílias se tornaram menores. Suponha que, para estudar essa questão, um
pesquisador seleccionou uma amostra de 2.000 casais e perguntou quantos filhos
eles tinham, quantos filhos tinham seus pais e quantos filhos tinham seus avós.
O procedimento produz dados tendenciosos. Por quê?
1.4.6. Para estudar atitudes religiosas,
um sociólogo sorteia 10 membros de uma grande igreja para compor uma amostra
casual simples. Nota, então, que a amostra ficou composta por nove mulheres e
um homem. O sociólogo se espanta: “A amostra não é aleatória! Quase só tem
mulher." O que você diria?
1.4.7. Para avaliar a expectativa de pais
de adolescentes em relação às possibilidades de estudo de seus filhos; foram
distribuídos 5.000 questionários pelos distritos da província de Zambézia.
Retornaram 1.032. Cerca de 60% dos respondentes diziam que a maior preocupação
deles era com o preço que se paga para um jovem frequentar a universidade. Você
considera esse resultado uma boa estimativa para o número de pais preocupados
com essa questão?
1.4.8. Um dentista quer levantar o tipo
de documentação que seus colegas arquivam, quando fazem um tratamento
ortodôntico. A documentação depende do caso, mas também envolve questões legais
e de bom senso do ortodontista. Para essa pesquisa, o dentista elabora um
questionário que envia, por correio, a todos os profissionais inscritos no
conselho de odontologia. O dentista provavelmente não receberá respostas de
todos. Você saberia dizer algumas das razões de isso acontecer?
1.4.9. Para estudar o uso de serviços de
saúde por mulheres em idade reprodutiva moradoras de uma grande capital, um
pesquisador buscou no Instituto Nacional de Estatística (INE) as subdivisões da
idade utilizadas em censos, conhecidas como sectores censitários. Como você
procederia para tomar uma amostra de mulheres moradoras nesses sectores e em
idade reprodutiva?
1.4.10.Um editor de livros técnicos quer
saber se os leitores preferem capas de cores claras com desenhos, ou capas
simples de cores mais escuras. Se o editor pedir a você para estudar a questão,
como você definiria a população do estudo?
1.4.11.Para cada um dos seguintes casos,
caracterize a população quanto ao tamanho.
a)
Conjunto
de pessoas que chegam numa repartição bancária num determinado dia.
b)
Conjunto
de parafusos defeituosos produzidos por uma máquina.
c)
Conjunto
de raparigas matriculadas na ISCAM.
1.4.12.Uma empresa está interessada em
testar a eficácia da propaganda de um novo comercial de televisão. Como parte
do teste, o comercial é mostrado em um programa de notícias locais, às 18h
30min. Dois dias mais tarde, uma firma de pesquisa de mercados realizou um
levantamento telefónico para obter informações sobre os índices de respostas
(percentagem de telespectadores que responderam ter visto o comercial) e
impressões sobre o comercial.
a)
Qual
é a população desse estudo?
b)
Qual
é a amostra para esse estudo?
c)
Por
que se usaria uma amostra nessa situação? Explique.
1.4.13.A maneira de fazer a pergunta pode
influenciar a resposta da pessoa que responde. Basicamente, existem dois tipos
de questões: a “questão fechada” e a “questão aberta “. Na “questão fechada” o
pesquisador fornece uma série de respostas possíveis e a pessoa que responde
deve apenas assinalar a alternativa, ou as alternativas, que lhe convém. A
“questão aberta” deve ser respondida livremente. Imagine que um dentista quer
levantar dados sobre hábitos de higiene oral das pessoas de uma comunidade.
Escreva então uma “questão fechada” e uma “questão aberta”.
1.4.14.Em uma pesquisa de mercado para
serviços de telefonia móvel tomou-se a lista telefónica, onde os nomes dos
assinantes estão organizados em ordem alfabética do último sobrenome, e se
amostrou o décimo de cada 10 assinantes. Critique esse procedimento.
Acho eu que este material apesar de resumido recomenda se a leitura
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