Organização de dados em tabelas e gráficos (Autor: Filipe Mahaluça)


1.                 APRESENTAÇÃO DE DADOS

Você já aprendeu que os estatísticos colectam informações. Essas informações podem ser sobre peso de pessoas, eficiência dum serviço, incidência de doenças, causas de acidentes, quantidade de carros acidentados, etc. Neste Capítulo vamos aprender como essas informações são organizadas para facilitar a leitura. Mas antes vamos aprender o que são dados e o que são variáveis.

1.1.                      Dados e Variável

Variável é uma condição ou característica das unidades da população; a variável pode assumir valores diferentes em diferentes unidades. Por exemplo, a idade das pessoas residentes em Moçambique é uma variável. Dados são os valores da variável em estudo, obtidos por meio de uma amostra.
Exemplo 3.1: Dados e Variáveis
O dono de um supermercado quer saber a opinião de seus clientes sobre a qualidade dos serviços que presta. O que é variável e o que são dados nesse problema?
Solução
A variável de interesse é a opinião dos clientes. Os dados serão obtidos somente quando o dono do supermercado começar a pedir aos clientes que dêem uma nota a cada serviço. Então, se for pedido que o cliente dê uma nota de zero e 5 a cada serviço que utiliza os dados colectados poderão ser, por exemplo, 4, 3, 2, 4, 1etc., por serviço.

1.1.1.     Classificação de variáveis

As variáveis são classificadas em dois tipos:
·         Quantitativas ou numéricas;
·         Qualitativas ou categorizadas.
Uma variável é qualitativa ou categorizada quando os dados são distribuídos em categorias mutuamente exclusivas. São exemplos de variáveis qualitativas: marca de automóvel (Toyota, Mazda, etc.); sexo (Masculino ou Feminino);
Uma variável é quantitativa ou numérica quando é expressa por números. São exemplos de variáveis quantitativas: idade, altura, número de crianças numa escola, número de lápis numa caixa.
As variáveis qualitativas ou categorizadas são classificadas em dois tipos:
·         Nominal
·         Ordinal
A variável é nominal quando os dados são distribuídos em categorias mutuamente exclusivas, mas são indicadas em qualquer ordem. São variáveis nominais: cor de cabelos (loiro, castanho, preto, ruivo), tipo de sangue (O, A, B, AB), género (masculino, feminino), etc.
A variável é ordinal quando os dados são distribuídos em categorias mutuamente exclusivas que têm ordenação natural. São variáveis ordinais: escolaridade (primeiro grau, segundo grau, terceiro grau), classe social (A, B, C, D, E), gravidade de uma doença (leve, moderada, severa) etc.
As variáveis quantitativas ou numéricas são classificadas em dois tipos:
·         Discreta
·         Contínua.
A variável discreta só pode assumir alguns valores em um dado intervalo. São variáveis discretas: número de filhos (0, 1, 2, 3, 4 etc.), quantidade de moedas num bolso (zero, 1, 2, 3 etc.), número de pessoas numa sala.
A variável contínua assume qualquer valor num dado intervalo. São variáveis contínuas: peso, tempo de espera, quantidade de chuva etc.
Os dados são do mesmo tipo que o das variáveis. Por exemplo, uma variável discreta produz dados discretos. Veja o organograma:


1.2.                      Fases do método estatístico

Num estudo estatístico, normalmente, segue-se um conjunto de passos que se designam por fases do método estatístico, a saber:
·         Definição de problema: A primeira faze consiste na definição e formulação correcta do problema a ser estudado;
·         Planificação: Definido o problema, é preciso determinar um processo para o resolver e, em especial, como obter informações sobre a variável em estudo. é nesta fase que se decide pela observação de toda a população ou de uma amostra
·         Recolha de dados: Os dados podem ser recolhidos através de :
ü  Questionários
ü  Observação
ü  Experimentação
ü  Pesquisa Bibliográfica
·         Organização de dados: Há duas formas de apresentação que não excluem mutuamente:
ü  Apresentação por tabelas
ü  Apresentação por gráficos
·         Análise e interpretação de dados: Nesta fase calculam-se novos números com base nos dados estatísticos. Estes novos números permitem fazer uma descrição do fenómeno evidenciando algumas das suas características 

1.3.                      Apresentação de dados em tabelas

Tabela: é um quadro que resume um conjunto de observações. Uma tabela compõe-se de:
·         Corpo: conjunto de linhas e colunas que contém informações sobre a variável em estudo;
·         Cabeçalho: parte superior da tabela que especifica o conteúdo das colunas;
·         Coluna indicadora: parte da tabela que especifica o conteúdo das linhas;
·         Linhas: rectas imaginárias que facilitam a leitura, no sentido horizontal, de dados que se inscrevem nos seus cruzamentos com as colunas;
·         Casa ou célula: espaço destinado a um só número.
·         Titulo: conjunto de informações, as mais completas possíveis, respondendo a perguntas como: O quê? Quando? Onde? Localizado no topo da tabela.

Exemplo 3.2: Tabelas de entrada simples
Produção de castanha
Moçambique -1991-1995
Anos
Produção (1000 ton.)
1991
1992
1993
1994
1995
2535
2666
2122
3750
2007

Exemplo 3.3: Tabelas de dupla entrada
Produção de castanha
Moçambique -1991-1995
Anos
Produção (1000 ton.)
Exportação (1000 ton.)
1991
1992
1993
1994
1995
2535
2666
2122
3750
2007
1478
1987
1241
2136
1729

 

1.3.1.     Tabelas de distribuição de frequências

Dá-se o nome de distribuição de frequências ao conjunto de todos os valores de uma variável estatística com as correspondentes frequências:
·         Frequências absolutas: é o número de vezes que esse valor foi observado;
·         Frequências relativas: é o quociente entre a frequência absoluta da variável e o número total de observações
As distribuições de frequências podem-se classificar:
·         Ordinárias: a cada valor ou classe de valores da variável corresponde a sua frequência;
·         Acumulada: a cada valor ou classe de valores da variável corresponde a sua frequência mais a de todos os valores, ou classes de valores anteriores (ou posteriores).
A sua disposição prática é designada por quadro de frequências (dados agrupados e dados agrupados em intervalo de classes)

Exemplo 3.4: Distribuição de dados agrupados
Foram examinados 100 lotes de 50 peças produzidas por uma máquina, para verificação do número de peças defeituosas por lote. Os resultados apresentam-se no seguinte quadro:
 Nº de peças defeituosas por lote
Nº de lotes
0
1
2
3
4
5
6
3
11
21
30
23
7
5
Total
100
Represente os dados em frequências absolutas e relativa
Solução






Frequências Absolutas
Frequências Relativas
Valor da variável
Ordinárias
Acumuladas
Ordinárias
Acumuladas
0
1
2
3
4
5
6
3
11
21
30
23
7
5
3
14
35
65
88
95
100
0.03
0.11
0.21
0.30
0.23
0.07
0.05
0.03
0.14
0.35
0.65
0.88
0.95
1.00
Total
100

1.00


Exemplo 3.5: Distribuição de dados agrupados em intervalo de classe
Utilizando os dados apresentados no exemplo 3.3, podemos agrupar os valores da variável nas classes [0---2], [3---4], [5---6], obtendo a distribuição de valores da variável agrupados em intervalos de classe:
 
Frequências Absolutas
Frequências Relativas
Classes de valor
Ordinárias
Acumuladas
Ordinárias
Acumuladas
[0---2]
 [3---4]
 [5---6]
35
53
12
35
88
100
0.35
0.53
0.12
0.35
0.88
1.00
Total
100

1.00


Neste caso de distribuição de frequências devemos considerar outros elementos e conceitos além dos mencionados anteriormente
a)      Intervalo de variação da variável x: é o intervalo que contém todos os valores da variável x, isto é:

b)     Classes: são intervalos cuja reunião contém o intervalo de variação da variável observada.

c)      Amplitude da classe:
d)     Centro da classe: é o ponto médio do intervalo, isto é,
e)      O número k de classes:
ü  Deve depender do número N de observações efectuadas;
ü  Não deve ser tão elevado que sobressaiam irregularidades acidentais devido ao pequeno número de indivíduos por classe
ü  Não deve ser tão pequeno que conduza a uma perda de informação
ü  Situa-se em geral entre 5 e 15.
Depois de determinado k e se as classe tiverem amplitude constante temos que calcular a amplitude da classe, usando a seguinte fórmula:
Sempre que possível, é vantajoso que os intervalos de classes possuam a mesma amplitude, a fim de que seja mais sugestiva a comparação das frequências de cada classe.
No que se refere á determinação do número k de classes a tomar, não há regras fixas. Iremos usar a seguinte regra para amostras de pequenas dimensões:
Para amostras grandes desse usar-se a fórmula de Sturges:
Onde



Exemplo 3.6: Distribuição de dados agrupados em intervalo de classe
Os dados seguintes referem-se á percentagem de algodão, no material usado para confeccionar camisas de homem:
34.2
33.6
33.8
34.7
37.8
32.6
33.1
34.7
34.2
33.6
36.6
33.1
34.5
35.0
33.4
32.5
35.4
34.6
35.6
35.4
34.7
34.1
34.6
35.9
36.3
36.2
34.6
35.1
33.8
34.7
Organize os dados em tabela de frequências de dados agrupados em intervalos de classe.
Solução
1º Determinar o nº de classes
2º Derminar a amplitude da classe
3º Tabela de frequência
Classe
[32.5---33.4[
32.95
3
3
0.1
0.1
[33.4---34.3[
33.85
8
11
0.27
0.37
[34.3---35.2[
34.75
9
20
0.3
0.67
[35.2---36.1[
35.65
6
26
0.2
0.87
[36.1---37.0[
36.55
3
29
0.1
0.97
[37.0---37.9[
37.45
1
30
0.03
1.00
Total

30

1.00

 

1.4.                      Apresentação de dados em gráficos

1.4.1.     Gráfico de sectores

Gráfico de sectores ou gráfico circular, como é tradicionalmente chamado gráfico de pizza é um diagrama circular em que os valores de cada categoria estatística representada são proporcionais às respectivas medidas dos ângulos (1% no gráfico de sector equivale a 3,6º).
Exemplo 3.7: Gráfico de sectores
O exemplo a seguir é baseado no resultado preliminar das Eleições Parlamentares Europeias em 2004. A tabela consiste no número de assentos alocados para cada partido, além de uma percentagem do grupo total que eles compõem. Os valores da última coluna, que são o ângulo central de cada um dos sectores podem ser encontrados multiplicando as percentagens por 360°
Grupo
Assentos
Percentagem (%)
Angulo Central (°)
EUL
39
5.3
19.2
PES
200
27.3
98.4
EFA
42
5.7
20.7
EDD
15
2.0
7.4
ELDR
67
9.2
33.0
EPP
276
37.7
135.7
UEN
27
3.7
13.3
Outros
66
9.0
32.5
Total
732
99.9*
360.2*
*Devido ao arredondamento, o valor total não termina como 100 ou 360.
Solução
Nota que este gráfico pode ser substituído pelo gráfico de barras.

1.4.2.     Gráfico de Barras

No gráfico de barras a altura de cada barra traduz o valor da frequência (absoluta ou relativa) respeitante a cada valor da variável. No eixo horizontal assinalam-se os valores possíveis da variável. No eixo vertical as frequências absolutas ou relativa.
Exemplo 3.8: Gráfico de barras
O exemplo a seguir é baseado no resultado preliminar das Eleições Parlamentares Europeias em 2004. A tabela consiste no número de assentos alocados para cada partido, além de uma percentagem do grupo total que eles compõem. Os valores da última coluna, que são o ângulo central de cada um dos sectores podem ser encontrados multiplicando as percentagens por 360°
Grupo
Assentos
Percentagem (%)
Angulo Central (°)
EUL
39
5.3
19.2
PES
200
27.3
98.4
EFA
42
5.7
20.7
EDD
15
2.0
7.4
ELDR
67
9.2
33.0
EPP
276
37.7
135.7
UEN
27
3.7
13.3
Outros
66
9.0
32.5
Total
732
99.9*
360.2*
*Devido ao arredondamento, o valor total não termina como 100 ou 360.
Solução

 

1.4.3.     Histograma

No caso dos valores agrupados em intervalos de classe é muito frequente representar a distribuição através de um histograma. É um gráfico formado por rectângulos adjacentes em que a área dos rectângulos é proporcional às frequências ordinárias (absolutas ou relativas). Se todos os intervalos tiverem a mesma amplitude, as alturas dos rectângulos serão proporcionais às frequências das classes e então, tomam se as alturas numericamente iguais a essas frequências. Se os intervalos de classe não tiverem a mesma amplitude, essas alturas deverão ser ajustadas.
Exemplo 3.9: Histograma
A tabela a seguir representa o salário mensal em meticais de funcionários duma fábrica de tijolos:
Salário
[2000---4000[
10
[4000---6000 [
14
[6000---8000 [
11
[8000---10000 [
18
[10000---12000 [
12
[12000---14000 [
15
Total
80

Esboce o histograma correspondente.
Solução

1.4.4.     Polígono de frequências

Um polígono de frequência é um gráfico que se realiza através da união dos pontos mais altos das colunas num histograma de frequência (que utiliza colunas verticais para mostrar as frequências).
Os polígonos de frequência para dados agrupados, por sua vez, constroem-se a partir da marca de classe que coincide com o ponto médio de cada coluna do histograma.
Geralmente, os polígonos de frequência são usados quando se pretende mostrar mais de uma distribuição ou a classificação cruzada de uma variável quantitativa contínua com uma qualitativa ou quantitativa discreta num mesmo gráfico. O ponto que tiver mais altura num polígono de frequência representa a maior frequência, ao passo que a área abaixo da curva inclui a totalidade dos dados existentes

Exemplo 3.10: Polígono de frequências
A tabela a seguir representa o salário mensal em meticais de funcionários duma fábrica de tijolos:
Salário
[2000---4000[
3000
10
[4000---6000 [
5000
14
[6000---8000 [
7000
11
[8000---10000 [
9000
18
[10000---12000 [
11000
12
[12000---14000 [
13000
15
Total

80

Esboce o polígono de frequências correspondente.
Solução

1.4.5.     Polígono de frequências acumuladas (OGIVA)

Unindo os limites superiores das classes, obtém-se, analogamente o polígono de frequências acumulada ou Ogiva.
Exemplo 3.11: Polígono de frequências acumuladas
A tabela a seguir representa o salário mensal em meticais de funcionários duma fábrica de tijolos:
Salário
[2000---4000[
3000
10
10
[4000---6000 [
5000
14
24
[6000---8000 [
7000
11
35
[8000---10000 [
9000
18
53
[10000---12000 [
11000
12
65
[12000---14000 [
13000
15
80
Total

80


Esboce o polígono de frequências acumuladas correspondente.
Solução

1.5.                      EXERCICIOS PROPOSTOS

1.5.1.     Classifique cada uma das variáveis abaixo em qualitativo (nominal e ordinal) e quantitativo (discreta e continua):
a)      Idade;
b)      Altura de um individuo;
c)       Sexo;
d)      Classe social;
e)      Marca de automóvel;
f)        Peso de um individuo;
g)      Salários de empregados de uma indústria;
h)       Número de acções vendidas diariamente na Bolsa de Valores;
i)        Temperaturas registadas cada meia hora em um posto de Meteorologia;
j)        Comprimentos de 1000 parafusos produzidos numa fábrica;
k)       Número G de litros de água numa máquina de lavar roupa;
l)        Número B de livros em uma estante de biblioteca;
m)     Diâmetro D de uma esfera.
n)       Nº único de identificação tributária
o)      Cor dos olhos;
p)      Número de pessoas favoráveis à pena de morte;
q)      Vendas anuais;
r)        Situação socio económica de um individuo;
s)        Programa televisivo com maior audiência e o número de vezes que vai ao ar;
t)        Zona de origem;
u)       Valor de um imóvel
v)       Conceitos em certa disciplina
w)     Classificação em um concurso.
x)      Número de famílias de residentes dum prédio;
y)      Cor do cabelo de um individuo;
z)       Produto interno bruto de 15 países da região;
aa) Ganhos por acção;
bb) Método de pagamento (à vista, com cheque, com cartão de crédito).
cc)    Gastos com alimentação.
dd) Tempo para fazer um teste.

1.5.2.     Converta as seguintes proporções em percentagens: 0,09; 0,955; 0,33; 0,017.

1.5.3.     Converta as seguintes percentagens em proporções: 35,5%; 53,1%; 50%; 46,57%.

1.5.4.     Assinale a afirmativa verdadeira:
a)      Um gráfico de barras ou colunas é aquele em que os rectângulos que o compõem estão dispostos horizontalmente.
b)      Um gráfico de barras ou colunas é aquele em que os rectângulos que o compõem estão dispostos verticalmente.
c)       Um gráfico de barras é aquele em que os rectângulos que o compõem estão dispostos verticalmente e um gráfico de colunas, horizontalmente.
d)      Um gráfico de barras é aquele em que os rectângulos que o compõem estão dispostos horizontalmente e um gráfico de colunas, verticalmente.
e)      Todas as alternativa anteriores são falsas.

1.5.5.      Um dado foi lançado 50 vezes e foram registados os seguintes resultados
5   4   6   1   2   5   3   1   3   3
4   4   1   5   5   6   1   2   5   1
3   4   5   1   1   6   6   2   1   1
4   4   4   3   4   3   2   2   2   3
6   6   3   2   4   2   6   6   2   1

Construa uma distribuição de freqüência sem intervalo de classe e determine:
a)      O número de classe;
b)      A amplitude total;
c)       A freqüência total;
d)      A freqüência simples absoluta do primeiro elemento;
e)      A freqüência simples relativa do primeiro elemento;
f)        A freqüência acumulada do primeiro elemento;
g)      A freqüência acumulada relativa do primeiro elemento;
h)       A freqüência simples absoluta do segundo elemento;
i)        A freqüência simples relativa do quinto elemento;
j)        A freqüência acumulada relativa do sexto elemento:

1.5.6.     Dado o rol de medidas das alturas (dadas em cm) de uma amostra de 100 indivíduos de uma faculdade:
calcule:
a)      A amplitude amostral;
b)      O número de classes;
c)       A amplitude de classes;
d)      Os limites de classes;
e)      As frequências absolutas das classes;
f)        As frequências relativas;
g)      Os pontos médios das classes;
h)       As frequências acumuladas;
i)        O histograma e o polígono de frequência;
j)        O polígono de frequência acumulada;
k)       Faça um breve comentário sobre os valores das alturas desta amostra através da distribuição de frequência.

1.5.7.     Considere a seguinte distribuição de frequência correspondente aos diferentes preços em u.m de um determinado produto em vinte lojas pesquisadas.
Preços
Nº de lojas
50
2
51
5
52
6
53
6
54
1
Total
20
a)      Quantas lojas apresentaram um preço de 52,00 u.m?
b)      Construa uma tabela de frequências simples relativas.
c)       Construa uma tabela de frequências absolutas acumuladas.
d)      Quantas lojas apresentaram um preço de até 52,00 u.m (inclusive)?
e)      Qual o percentual de lojas com preço maior de que 51,00 u.m e menor de que 54,00 u.m?
1.5.8.    
O quadro seguinte representa as alturas (em cm) de 40 alunos de uma classe.

a)      Calcular a amplitude total.
b)      Admitindo-se 6 classes, qual a amplitude do intervalo de classe?
c)       Construir uma tabela de frequência das alturas dos alunos.

1.5.9.     Construa uma tabela para mostrar que, em determinado curso, o número de alunos matriculados na 1ª, 2ª e 3ª classe era, respectivamente, 40, 35 e 29 em 1997 e 42, 36 e 32 em 1998.

1.5.10.Construa uma tabela para mostrar que, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, PNAD, em 1992 havia no Brasil 73,1 milhões de pessoas com renda familiar mensal até 330 reais (pobres e miseráveis), 45 milhões de pessoas com renda familiar mensal de 330 reais até 1300 reais (emergentes) e 13,6 milhões de pessoas com renda familiar mensal acima de 1300 reais (classe média e ricos). Apresente, também, percentuais.

1.5.11.Um restaurante usa um questionário para solicitar aos seus clientes uma avaliação do garçom, da qualidade da comida, dos serviços, dos preços e do ambiente no restaurante. Cada característica é avaliada numa escala de excelente (E), óptimo (O), bom (B), médio (M), e fraco (F). Use a estatística descritiva para sintetizar os seguintes dados colectados sobre a qualidade da comida.
O
O
M
F
O
B
B
M
F
E
E
O
O
B
B
E
E
M
O
O
F
O
O
B
E
M
M
O
O
O
O
O
M
F
E
F
E
O
M
O
O
E
O
O
O
E
O
O
M
E
B
M
O
E
F
F
E
M
F
M
E
O
E
E
M
E
E
E
F
O
E
O
a)      Represente os dados em gráfico de sectores e barras;
b)      Qual é a sua impressão sobre a qualidade da comida apresentada no restaurante?

1.5.12.Os dados seguintes representam 20 observações relativas ao índice pluviómetro em determinados municípios do país:
144  152  159  160  141
160  151  157  146  150
154  145  141  150  143
142  146  142  141  158

a)      Determinar o número de classes por regra de Sturges.
b)      Construir a tabela de frequências absolutas Simples.
c)       Determinar as frequências absolutas acumuladas.
d)      Determinar as frequências relativas Simples.
e)      Determinar as frequências relativas acumuladas.

1.5.13.Os dados a seguir referem-se ao número de livros adquiridos, no ano passado, pelos 40 alunos da Turma A:
4        2        1        0        3        1        2        0        2        1
0        2        1        1        0        4        3        2        3        5
8        0        1        6        5        3        2        1        6        4
3        4        3        2        1        0        2        1        0        3
a)      Classifique a variável.
b)      Organize os dados em uma tabela adequada.
c)       Qual o percentual de alunos que adquiriram menos do que 3 livros?
d)      Qual o percentual de alunos que adquiriram pelo menos 4 livros?
e)      A partir do item (b), quantos livros foram adquiridos pelos 40 alunos? 

1.5.14.Considere os dados abaixo referentes ao consumo de energia Kw, de 75 contas da EDM:
32     40     22     11     34     40     16     26     23     31     27     10     38     17     13
45      25    50     18     23     35     22     30     14     18     20     13     24    35     29
33     48    20     12     31     39      17     58     19     16     12      21     15     12     20
51      12    19     15      41     29     25     13     23     32     14     27     43    37     21
28     37    26    44      11     53     38     46      17    36     28    49      56     19     11                                                                                                                                                                                
a)      Organize os dados numa distribuição de frequências com 9 classes de amplitudes iguais;
b)      A partir da distribuição de frequências construída no item anterior, determine e interprete: f3; fr4; Fr4 – Fr2;
c)       Construa o correspondente histograma de frequências relativas;
d)      Determine as frequências simples e acumuladas (absolutas e relativas).

1.5.15.A altura de 60 alunos da FACE-PUC foi registada abaixo, em cm:
174
170
156
168
176
178
162
182
172
168
168
156
169
168
162
160
163
168
162
172
168
167
170
153
171
166
168
156
160
172
163
170
175
176
182
158
176
161
175
161
173
163
172
167
170
179
179
170
151
175
151
172
173
170
174
167
158
174
164
173
a)      Construa uma distribuição de frequência com 8 classes de amplitudes iguais, adoptando como limite inferior da distribuição 150 cm;
b)      Qual o percentual de alunos com altura mínima de 166 cm?
c)       Quantos alunos tem menos de 162 cm?
d)      Qual o percentual de alunos com altura média de 164 cm? Qual a soma total aproximada das alturas dos 60 alunos?

1.5.16.Abaixo são mostrados os saldos médios de 48 contas de clientes do BB Novo S.A. (dados brutos em US$ 1,00).
450   500   150  1000   250   275    550   500   225   475   150   450   950   300   800   275
600   750   375   650   150   500   1000   700   475   900   800   275   600   750   375   650
150 500    225   250   150   120    250   360   230   500   350   375   470   600  1030   270
a)      Agrupe os dados numa distribuição de frequências.
b)      Determine as frequências relativas: simples e acumulada.
c)       Apresente o histograma de frequências relativas.
d)      Interprete fr2, f3 e (Fr4 – Fr2).
e)      Apresente dados em polígonos de frequências simples e acumulada.

1.5.17.As informações abaixo indicam o número de acidentes ocorridos com 70 motoristas de uma empresa de ônibus nos últimos 5 anos:


Nº de acidentes
0
1
2
3
4
5
6
7
Nº de motoristas
15
11
20
9
6
5
3
1

a)      Determine o número de motoristas com menos de 1 acidente.
b)      Determine o percentual de motoristas com pelo menos 3 acidentes.
c)       Determine o percentual de motoristas com no máximo 2 acidentes.
d)      Qual o número total de acidentes ocorrido no período? 

1.5.18.Na administração de um sistema escolar de certo município 70% da despesa vai para o ensino, 12% para a administração e manutenção e 18% para órgãos auxiliares, encargos fixos e despesas ocasionais. Qual o gráfico que melhor representaria essa situação? Se o valor total da despesa é de 10,000.00 unidades monetárias, qual é o valor gasto com administração e manutenção?

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